top of page

Como entender o estudo da Midiologia

  • Fernanda Tavares
  • 28 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Midiologia é tudo aquilo que transporta uma informação através do tempo, estabelecendo uma correlação entre os símbolos e os sistemas de organização nas sociedades.


Enquanto o conceito de Midiologia é o de transmissão, o da Comunicação é tudo aquilo que transporta uma informação no espaço. Para diferenciarmos comunicação de transmissão podemos dizer que, a comunicação seria um jornalista e a transmissão o professor, ou seja, o jornalista comunica sobre um determinado fato e o professor transmite esse fato.

Midiologia x Semiótica e Pragmática


A Semiótica trata dos signos e da significação, e está fechada ao triângulo tradicional do signo: significante, significado e referente. E a Pragmática vai além das três entidades determinadas pela Semiótica, colocando em cena a Comunicação. Com isso, o signo passa a ser intermediário, operando entre os seres e o contexto.

Enquanto o esquema semiótico é concentrado sobre o signo, o esquema pragmático é concentrado sobre o contexto, e na Midiologia é concentrado na interação, na relação, na comunicação, assim como no esquema pragmático, mas, sobretudo, na transmissão.


Midiologia x Sociologia

A Sociologia também atenta para o entendimento interpretativo da ação social. Ela procura identificar a ligação existente entre as condições sociais e os sujeitos individuais e coletivos, porém, não dá atenção aos meios técnicos na ação social. A Midiologia estuda justamente a relação dos sistemas técnicos e os símbolos e os sistemas de organização da sociedade.

A história dos quatro M da Midiologia


A Midiologia explica seus estudos através de um percurso: mensagem, médium, meio e mediação. Dessa forma, a ordem da exposição inverte a ordem dos fatores, passando assim de uma mensagem a uma técnica (médium), depois um meio e, finalmente, uma mediação.

A mensagem e o médium


A Midiologia vê a mensagem como outra coisa que não é somente enunciado, pode-se dizer que é uma ideia inseparável do médium. A mensagem é incorporada pelo médium, e, assim, ambas se condicionam. Para a Midiologia, o médium consiste em todo o sistema, incluindo dispositivo, suporte e procedimento.

A Midiologia não separa a operação de um pensamento, do sistema de técnicas de inscrição, transmissão e estocagem que a torna possível.


O meio e o médium


A Midiologia vê o meio criando o médium. O meio não é só um espaço externo para a circulação da mensagem, o meio é condicionado e condicionador. Ele não apenas impõe, ele propõe, não é somente uma condição suficiente para a produção de ideia, é uma condição necessária.

A mediação


A mediação é um intermediário, um processo, é tudo aquilo que se encontra interposto entre a produção de signos e uma produção de acontecimento.


As midiaesferas


O meio mais o médium formam a Midiaesfera. A Midiaesfera é o meio técnico que determina uma relação com o espaço (transporte) e com o tempo (transmissão).


Aplicando a Midiologia


A reflexão sobre a Midiologia pode contribuir para o estudo sobre as novas tecnologias da informação e comunicação.


A transmissão de um fato é acrescentada a consideração da esfera. É necessário, dentro da perspectiva midiológica, analisar a estrutura que suporta a transmissão de um determinado conhecimento, isto é, analisar e caracterizar a atual esfera.


Podemos concluir que a preocupação da Midiologia é colocar em relação o universo técnico com o universo mítico. Portanto, o interesse da Midiologia seria descobrir o que fez com que determinado discurso sobreviva ao tempo.


 
 
 

Comments


Publicidade

UM BLOG POR FERNANDA TAVARES E MARIANA NAVARRO

@2016 POR COMMUNICARE

bottom of page