A evolução da comunicação
- Mariana Navarro
- 27 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Comunicação: ato de transmitir uma mensagem. Mas essa sempre foi feita da mesma maneira desde que o mundo é mundo?
Os primeiros seres humanos existentes foram os homens das cavernas que, provavelmente, se comunicavam por meio de gestos, gritos, grunhidos e posturas. Além disso, em 8.000 a.C., esses mesmos homens começaram a desenhar nas cavernas como forma de comunicabilidade.

Os homens das cavernas desenhavam suas presas antes de irem caçar / Foto: site Matéria Incógnita
O povo sumério, que ocupava a região da Mesopotâmia, atual Iraque, IV séculos a.C., foi o primeiro a usar a escrita com tinta nas cavernas, chamada de sistema pictográfico.
Os sumerianos também desenvolveram a escrita cuneiforme, que consistia na impressão de caracteres em uma base de argila. A impressão era exposta ao sol e, logo depois, levada ao fogo para endurecer.

Escrita cuneiforme, que começou a ser feita em cavernas, sendo chamada de sistema pictográfico Foto: site Criativosfera
Em 1445, surgiu um estágio moderno da comunicação com a descoberta da tipografia pelo alemão Johannes Gutenberg. A invenção de um processo de produção em massa de tipo móvel, a utilização de tinta a base de óleo e de uma prensa de madeira similar à de parafuso agrícola da época permitiu a produção de livros impressos.

Tipografia de Gutenberg / Foto: site Tipografos
Tecnologia: originária da palavra grega “tekhne”, que significa técnica, arte, ofício, juntamente com o sufixo “logia”, que significa estudo. A tecnologia esteve presente em todos os processos de comunicação existentes, ou seja, ela permitiu que fosse aprimorada a comunicabilidade entre as pessoas.
Para comunicar-se, o indivíduo utiliza alguns recursos, que mudaram com o passar do tempo devido à tecnologia. Código Morse, telegrama, carta, telefone, computador, celular, tablet, rede social, mensagem de texto e de voz, são inúmeras maneiras de comunicação.
Independente do meio de comunicação, o objetivo é sempre transmitir uma mensagem. Para isso acontecer é necessário escolher a linguagem, seja ela oral, escrita ou gestual, cada uma com seu significado.
E é por meio da comunicação que as pessoas criam vínculos, laços de amizade e de amor. Uma pessoa surda-muda, por exemplo, consegue se comunicar graças à Língua Brasileira de Sinais (Libras), que só foi oficialmente reconhecida no Brasil em 2002.

Língua Brasileira de Sinais / Foto: blog Imagens Grátis
O homem aperfeiçoa cada dia mais a tecnologia, cria novas maneiras do indivíduo se comunicar. O que antes era considerado uma revolução tecnológica, agora está obsoleto e, assim, continuará acontecendo, o que hoje é de última geração, amanhã não será mais.
O que seriam de nós, em pleno século XXI, se não existisse a comunicação como a conhecemos? Seríamos como o homem da caverna? Provavelmente. O homem aperfeiçoou durante toda a vida os processos de comunicação que, segundo ele, seria para nos facilitar o dia a dia. Porém, é assim mesmo que acontece? Ou as pessoas carregam mais trabalho para casa ou deixam de dormir para ficarem nas redes sociais?
Você utiliza as novas tecnologias de forma saudável? Você viveria um dia sem celular? Conte para gente no Fórum!
Comments